Profissão, Por quê? de Publicitário a Barista


Olá meus amoralescos  mais lindos dessa minha internet tudo bem? O ano está acabando bem sabemos, mas não podia deixar de trazer essa entrevista super interessante com um profissional Curitibano, que mostra muito bem a realidade de muitos Brasileiros, onde especializam-se em uma área, trabalham em outra e exercem funções que  pouco tem que ver realmente com sua formação.
Com esse quadro pudemos ter noção de como os profissionais encaram suas profissões e como se adaptam as circunstâncias econômicas no País. A ideia  base do Grupo Minha Vida Por Acaso é trazer a realidade para nossos leitores, essa talvez seja a ultima entrevista do ano de 2019, se assim for, meus amores aproveitem bem o conteúdo, e para aqueles que irão prestar VESTIBULAR, PROUNI, FIES o quadro Profissão, Por Quê? veio para auxilia-lo.  Vem comigo.

 PUBLICIDADE E PROPAGANDA

x

BARISTA

Hoje em primeira mão trago o profissional Matheus Rodriguez, 25 anos, Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Internacional Uninter, Barista certificado pelo 4Beans Coffee Co. E Analista Sensorial certificado pelo Moka Clube. Atualmente exercendo as funções destinadas ao Design Gráfico.

@matheusrodriguez


MVPA: Olá Matheus, muito obrigada por ter aceitado dar essa pequena entrevista ao Minha Vida por Acaso, em uma época onde estamos lotados de profissionais no mercado, ainda existe muita indecisão quando o assunto é especializar-se em alguma área, como você descobriu que sua profissão seria o Bacharelado em Publicidade e Propaganda?

Matheus: Olá, é um prazer participar dessa entrevista! Então, sempre fui uma pessoa ligada às artes, sempre querendo participar de produções, de projetos gráficos e tudo que pudesse envolver arte direta ou indireta, então conforme fui crescendo, fui descobrindo que através da Publicidade e Propaganda eu poderia desempenhar funções onde envolvessem arte de alguma maneira, então resolvi pesquisar mais e fazer o vestibular! Amo o curso e a forma que mostra como podemos dominar a mente humana através de mensagens de diferentes formas.

MPVA: Você poderia de modo singelo nos explicar:
Qual é à base do curso de Publicidade e Propaganda?

Matheus: Basicamente o curso ensina o estudante, técnicas publicitárias que podem ser aplicadas, desde a uma grande agencia ou até mesmo para uso pessoal em trabalhos menores, além de toda a parte de estudo de cliente, ferramentas online/offiline para criar uma melhor experiência desde quem trabalha na agencia, home-office, até quem está no produto final.

MPVA: Qual é a sua visão como profissional para aqueles que pretendem seguir carreira na área?

Matheus: Para quem pretende seguir carreira nessa área, minha visão é que o mercado está crescendo de uma forma muito diferente a cada ano que passa e a forma de consumir está mudando, então acho que quem estiver acompanhando essas mudanças conseguirá alcançar resultados muito satisfatórios.

MPVA: Como surgiu seu interesse em seguir como Barista, fazendo dela sua outra profissão?

Matheus: A profissão Barista entrou na minha vida através de um amor que entrou na minha vida, casei com Barista e aprendi com ele muita coisa que sei, além dos cursos.

Matheus e seu Marido ( @matekszon )

MPVA: Você Pode nos explicar o que é ser Barista, e o que engloba essa profissão?

Matheus: Barista é o profissional que prepara bebidas a base de café, porém hoje em dia não basta somente isso para fazer um Barista se destacar, pois existem muitos cursos, técnicas, diferentes tipos de café de altíssima qualidade que estão cada vez mais comuns e que fazem o Barista ser alguém muito além de um profissional que apenas faz café.




MPVA: Hoje em dia você trabalha como Design Gráfico, como você descobriu esse dom? Podemos defini-lo como autodidata na área do Design?

Matheus: O Design veio através de muito autoconhecimento e continua a ser, ainda aprendo muito a cada dia, porem sempre fez parte da minha vida de alguma maneira, fazendo trabalhos como freelance e dentro do curso de Publicidade e Propaganda eu muitas vezes assumia o posto de Diretor de Arte/Designer das peças. Acho que para ser Designer existem muitas opções para se tornar um, através de faculdade, cursos, e as vezes apenas o seu conhecimento/inteligência.

@arteeletra


MPVA: Em sua opinião, o que classifica um Profissional? Seriam suas habilidades técnicas ou o fato de ter um pedaço de papel que o certifique a exercer determinada função?

Matheus: Na minha opinião eu acho que habilidades técnicas são sim uma parte muito importante em tudo que existe, independente de um certificado ou não, mas existem situações em que onde é necessário passar por um treinamento, aulas, faculdade ou o que for te eleger aquela profissão.

MPVA: Durante toda sua trajetória, quem você citaria como fonte de inspiração, para que você chegasse até aqui?

Matheus: Minha inspiração para chegar aqui é meu avô, argentino, artista, cantor, compositor, radialista pintor e sempre lutou pela sua arte e pelo que acreditava.

MVPA: Hoje, olhando tudo que você já viveu o que você faria de diferente?

Matheus: Eu acho que teria me dedicado ao que eu queria mais cedo, pois um tempo vivi tentando achar o que eu queria, mas eu sempre soube que é o que faço hoje em dia.




Matheus, nós do MVPA agradecemos muito pela sua disposição em ceder essa entrevista, sabemos que decidir o que ser ou o que fazer na vida é muito difícil e não existe nada melhor do que ter um profissional dando sua visão sobre as profissões que foram escolhidas.

Desejamos-lhe todo o sucesso do mundo, foi um prazer conhecer a sua história e do seu Marido! Muitas Felicidades!



Amoralescxs, deixarei o IG do Matheus para que vocês possam acompanha-lo e quem sabe o contratar para um job, ou quem sabe tirar algumas dúvidas?


Instagram: @matheusrodriguez
Telefone para contato profissional: 41 996711010 



Email Profissional para contato: matheus.rodriguez@gmail.com


E você o que achou dessa entrevista? Deseja ser Publicitário? Barista? Design?

Conta pra mim!
Até a próxima


Entrevista elaborada por @dihmarcondess em 14/11/2019

Comentários